2 de set. de 2015

Leitura, escrita e diversão!

A atividade a seguir, foi proposta aos 8ºs e 9ºs anos da escola Sylvio Sniecikokvski.
O objetivo da atividade: proporcionar deleite com a literatura, reescrevendo-a, de forma adaptada, a versão do livro.
 Foi exatamente assim:

1º- Fiz a leitura do livro de Rubem Laves, " A menina e o pássaro encantado". Pedi para baixarem a cabeça e fecharem os olhos, escutando apenas a minha voz e os barulhos naturais lá de fora.


2º- Após a leitura, foi feita uma discussão do livro: personagens, cenário, mensagem...
3º- Propus uma atividade, em grupos de 3: reescrever a história nomeando as personagens, identificando os lugares, acrescentando informações. O que não poderia mudar era a sua essência.
4º- Depois dos trabalhos prontos, coloquei alguns em uma caixa que, mais adiante, será usada para a contação de história, no qual o ensino fundamental contará às séries iniciais.
Estão ansiosos!!!!!!!!!!!

Veja o resultado do trabalho:































































No 8º A, em especial, fiz um pouco diferente: como eles já haviam feito uma atividade com o primeiro livro de Rubem Alves, levei à sala o livro " A volta do pássaro encantado" e pedi para eles escreverem, também em formato de livro, como este pássaro volta. Será que é o mesmo? Após a atividade pronta, li a versão original.












Cesta da leitura: o próximo passo é a contação de histórias. Em breve, novidade no blog!!!







Um comentário:

Zorilda disse...

Ah, professora Francine, uma leitura deleite mesmo! Que maravilha ver o crescimento de escritores e, ao mesmo tempo, ilustradores. Parabéns e sucesso a todos!